Juntos Pensamos o Novo Ano Letivo

  • Miguel Oliveira: Educador de Infância, Docente e Supervisor de Práticas Pedagógicas e Estágios na formação inicial de educadores na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria
  • Lara Custódio: Educadora de Infância e Mestre em Educação Pré-escolar e em Psicologia Educacional
  • Fábio Gonçalves: Educador de Infância e Professor de 1º ciclo, com Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino 1º CEB e Pós-graduado em Educação Especial (Multideficiência e Cognição) e Supervisão Pedagógica. É ainda autor do blog Apontamentos de Educação e Infância
  • Duração: 180 minutos

Conteúdos abordados:

  • Transições em Educação de Infância
  1. o que dizem as OCEPE sobre as transições verticais e horizontais
  2. a transição para a educação pré-escolar
  3. a transição para a escolaridade obrigatória
  4. sugestões de reflexão
  • Intencionalidades pedagógicas em creche e JI: como planear, organizar e documentar processos
  1. abordagens e modelos pedagógicos: conceções de imagem de criança e do papel do adulto que preconizam
  2. estratégias de escuta de interesses e de necessidades das crianças, de acordo com a abordagem/modelo adotado pelo educador
  3. planeamento da ação/intervenção, com foco nos referenciais/documentos utilizados para a organização e de gestão do ambiente educativo e do currículo
  • O papel do educador de infância na organização do espaço da sala
  1. influência da organização do espaço na aprendizagem e desenvolvimento das crianças
  2. intencionalidade educativa necessária à organização do espaço
  3. envolvimento das crianças nos espaços da sala
  4. importância da escolha criteriosa dos recursos e materiais